O ano era 2021. O técnico Diego Simeone, do Atlético de Madrid, lutava com seu time, com unhas e dentes, pelo título do Campeonato Espanhola. O adversário principal era o poderoso Real Madrid, que disputava ponto a ponto a primeira posição na tabela de La Liga. O time do treinador argentino, no entanto, tinha um trunfo contra os merengues.
Simeone, quando se aproximava o final da competição e estava dois pontos à frente na tabela, indicou o caminho, mostrando uma tranquilidade incomum. O técnico do Atleti fez uma frase que viraria lenda.
— Entramos na zona Suárez. É o momento ideal pra ele — disse Simeone, referindo-se ao poder de decisão de Luis Suárez, então centroavante da sua equipe.
E a história foi escrita exatamente pelo ídolo uruguaio, que decidiu os últimos jogos em favor do time de Simeone, com direito aos gols das vitórias nas duas rodadas finais, e garantiu o título espanhol para o Atlético de Madrid.
Pois chegou a vez do Campeonato Brasileiro e, mais uma vez, Suárez está em um time protagonista. Com a derrota do Botafogo para o Vasco, o Grêmio ficou a apenas três pontos de diferença para o líder, e todos sabem que essa é "zona" que o camisa 9 gosta de estar.
O poder de decisão está no sangue dos gigantes, e o centroavante uruguaio é deste patamar. A esperança do Grêmio está mais acordada do que nunca em razão de Luis Suárez.