Desde a última segunda-feira, a jornalista Patrícia Rocha divide sua rotina entre os filhos Felipe e Gabriel, gêmeos de sete meses, e o desafio de liderar o núcleo de Cultura e Comportamento, uma das áreas produtoras de conteúdo mais importantes da Redação Integrada.
Profissional com 20 anos de Grupo RBS, Patrícia, 43 anos, é responsável editorial pela Revista Donna. Antes de ser editora da plataforma dedicada ao público feminino, a jornalista foi repórter da própria Donna (entre 2000 e 2012) e editora do Segundo Caderno. Como repórter, conquistou os prêmios da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP) na categoria Jornalismo de Profundidade, da Embratel e da Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), ao revelar, em parceria com o repórter especial Itamar Melo, o avanço da epidemia do crack no Estado, em 2008.
A partir de janeiro, Patrícia segue comandando Donna, mas com o desafio adicional de gerenciar um núcleo composto por cerca de 40 profissionais:
– São áreas com pontos em comum, mas que têm suas especificidades. Na Revista Donna, focamos em assuntos que conversam com o universo feminino e no engajamento com o nosso público. No Segundo Caderno, há um compromisso de dar visibilidade e fomentar a cultura local. Em Sua Vida, nosso desafio é seguir contando boas histórias e produzindo serviços úteis para os leitores.
Cultura e comportamento abrigam conteúdos sobre literatura, cinema, shows e espetáculos teatrais. É a área em que repórteres interpretam os avanços e os recuos na educação e na saúde, narram as transformações geradas pela tecnologia, traçam perfis de personagens interessantes do Estado. Leveza e densidade andam de mãos juntas no núcleo que será comandado por Patrícia.
Rosane Tremea, que havia liderado interinamente Cultura e Comportamento desde o início do ano, vai retornar à edição da capa de Zero Hora. Ela e Patrícia farão a transição pelos próximos 40 dias. Diego Araujo, que editava a capa da ZH, reassumirá por completo a função de editor-chefe do Diário Gaúcho.