Uma mensagem disparada pela vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, para líderes da empresa, às 19h29min de terça-feira, informava o reconhecimento mais importante da história de GaúchaZH.
– Ganhamos o melhor site de notícias da América Latina! Agora, é concorrer no mundial – escreveu Andiara.
Naquele momento, a gerente de Produto Digital, Débora Pradella, e a gerente-executiva de Estratégia e Desenvolvimento Digital, Camila Leães, recebiam, no Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra, o prêmio de Melhor Site e Serviço Móvel de Notícias na quinta edição do Latam Digital Media Awards, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-Ifra). Em pouco mais de dois anos de operação, ganhávamos a nossa Libertadores.
O Digital Media Awards é a competição de maior prestígio da indústria de mídia digital na América Latina. Foram apresentados 120 projetos de 45 empresas, representando 12 países. Os vencedores, entre eles GaúchaZH, participarão do World Digital Media Awards 2020, no qual competirão com os melhores projetos do mundo.
Além de GaúchaZH, eram finalistas La Nación – uma das marcas mais relevantes da Argentina – e o mexicano El Debate, site nacional, que contabiliza 35 milhões de usuários únicos.
– A gente sabia que era difícil vencer porque, até o anúncio, o La Nación tinha levado três categorias (foi a marca mais premiada do evento, com quatro distinções). Foi muita emoção – conta Débora.
Membro do júri e diretor-executivo do Centro Knight para o Jornalismo das Américas, Rosental Calmon Alves, ao apresentar o seu voto, definiu GaúchaZH como “um projeto surpreendente, ousado e inovador, que mescla as duas marcas mais importantes e tradicionais de uma empresa de mídia, o jornal líder e a estação de rádio líder, no Rio Grande do Sul, no Brasil...”. Professor da Universidade do Texas, em Austin, Rosental é um dos brasileiros com mais prestígio na comunidade jornalística internacional.
Na quarta-feira, ao saber da premiação, o leitor Gerson Fábio Hortz mandou uma mensagem para o WhatsApp da Rádio Gaúcha. Como ela resume de forma clara e precisa a nossa relação com os leitores, peço licença para reproduzir na íntegra o texto:
“Preciso dar meu depoimento a respeito de GaúchaZH. Não são poucas as vezes em que surgem notícias estranhas nos grupos de WhatsApp que participo. Nesse momento, faço a minha pesquisa em GZH e, normalmente, compartilho os links das notícias para esclarecer as pessoas. Saber que foi eleito o melhor da América Latina dá ainda mais credibilidade às informações que compartilho. Como assinante há muitos anos, assinante do papel e do digital, fico muito feliz em estar adquirindo um produto qualificado. É a certeza de estar investindo bem. Abraços aos amigos e desejo muito sucesso para toda a equipe”.