O site GaúchaZH foi vencedor do grande prêmio da quinta edição do Latam Digital Media Awards, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-Ifra), na noite desta terça-feira (12), no Rio de Janeiro. Resultado da união de forças entre Zero Hora e Rádio Gaúcha, a plataforma foi escolhida como o Melhor Site ou Serviço Móvel de Notícias. El Debate, do México, e La Nación, da Argentina, concorriam na mesma categoria.
Desde 21 de setembro de 2017, GaúchaZH reúne o conteúdo produzido por duas das mais premiadas redações do Brasil, valorizando o jornalismo de qualidade e a conexão com os gaúchos em um único ambiente digital.
Com informação, opinião e entretenimento, o portal aglutina reportagens em texto, vídeo e áudio, coberturas esportivas — com destaque para a dupla Gre-Nal — e grandes nomes da comunicação no Rio Grande do Sul.
— Estamos muito felizes e honrados em ganhar esse prêmio, diante de tantos grupos importantes no mundo. O prêmio de melhor site de notícias da América Latina nos estimula ainda mais a continuar investindo no crescimento de GaúchaZH e da nossa estratégia digital que hoje já tem mais de 111 mil assinantes puramente digitais — comemorou Andiara Petterle, vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS.
“Este é um projeto surpreendente, ousado e inovador, que mescla as duas marcas mais importantes e tradicionais de uma empresa de mídia, o jornal líder e a estação de rádio líder, no Rio Grande do Sul, Brasil. Isso resulta em uma nova marca e um site muito bem organizado e muito bem projetado que funciona de maneira rápida e eficiente em desktops, tablets e telefones celulares”, escreveu Rosental Alves, membro do júri e diretor-executivo do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas.
Esta é a quinta vez que iniciativas do Grupo RBS integram a lista dos finalistas do prêmio. No ano passado, o aplicativo Pelas Ruas foi reconhecido como a iniciativa com a Melhor Campanha de Marketing Digital. Em 2017, o grupo também esteve entre os vencedores com o especial ZH Ouro, elaborado por Zero Hora durante a Olimpíada do Rio.
Já em 2016, o especial A Vida que Eu Vejo foi finalista em Melhor Uso de Vídeo e, em 2015, o ecossistema Colorado ZH e Tricolor ZH — com site, mobile site e aplicativos — foi o ganhador na categoria Melhor Novo Produto.
Ao todo, 120 projetos foram apresentados, por meio de 45 empresas, representando 12 países. Além do site GaúchaZH, outros dois trabalhos brasileiros foram reconhecidos: O Globo levou as categorias Melhor Site ou Serviço Móvel de Estilo, Entretenimento e/ou Esportes e Melhor Estratégia de Conteúdo Pago. Os ganhadores enfrentarão os vencedores das edições de África, Ásia, sul asiático, Europa, Oriente Médio e América do Norte no World Digital Media Awards 2020, na Espanha.