A cobertura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que mobiliza 5 milhões de estudantes no país – 218 mil no Estado – deixou de ser sazonal na Redação Integrada.
Em maio, a repórter Aline Custódio começou a contar a preparação de três jovens: Anna Carolina Schneider Martins, Guilherme Camini Pinto, ambos com 18 anos e moradores de Porto Alegre, e Rafael Cabral, 24 anos, residente em Alvorada. Candidatos a vagas nos cursos de Medicina, Engenharia Civil e Letras, respectivamente, eles tiveram suas rotinas de estudos, seus dramas e suas conquistas revelados em 10 reportagens publicadas em Zero Hora e GaúchaZH.
– Ao longo dessa experiência, conheci um pouco mais de cada um deles e de suas famílias. Pessoalmente, por telefone, e-mail ou WhatsApp, trocamos confidências e experiências, sorrimos e choramos – conta Aline.
Além de uma dezena de reportagens com Anna, Guilherme e Rafael, dedicamos outras 30 páginas para conteúdos relacionados ao Enem em ZH até sexta-feira. Agora, na reta final, planejamos dois guias especiais de oito páginas – um veiculado na edição de 28 e 29 de setembro e outro, focado na redação, encartado nesta edição – e sete podcasts, em GaúchaZH, com dicas de professores e outros profissionais. O foco de tudo o que pensamos, produzimos e entregamos é serviço.
Para o primeiro dia de exames, em 3 de novembro, teremos acompanhamento em tempo real: repórteres irão até os locais de prova para conversar com candidatos, ouvir expectativas, com entradas ao vivo também na Rádio Gaúcha.
Na Redação Integrada, a reportagem fica de olho nas questões mais polêmicas, em possíveis mudanças no conteúdo das provas depois que o presidente criticou o exame, ao final do ano passado, e repercute o tema da redação, um dos testes mais importantes do Enem.
Ponto alto da cobertura é também o gabarito extraoficial, que começa a ser divulgado em GZH após o término da prova.
– A ferramenta permite que o candidato marque as respostas que colocou na prova e veja o seu desempenho em comparação com o gabarito elaborado por professores parceiros, do curso online Me Salva! – conta a editora Maria Rita Horn, destacando os preparativos para o segundo maior “vestibular” do mundo, perdendo apenas para uma prova similar na China, aplicada a quase 10 milhões de pessoas.
A “maratona” é retomada no domingo seguinte, 10 de novembro, no segundo dia de provas. Dedicamos tempo e energia para oferecer dicas que façam a diferença em um momento importante na vida dos estudantes e de seus familiares. Estamos juntos.