Inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, os estudantes Anna Carolina Schneider Martins e Guilherme Camini Pinto, ambos de 18 anos e moradores de Porto Alegre, e o vendedor Rafael Cabral, 24, de Alvorada, participaram do terceiro programa do podcast GaúchaZH no Enem. Desde maio, Zero Hora acompanha a rotina de estudos dos três candidatos. Para discutir o tema "como lidar com a ansiedade antes das provas", foi convidado o psicólogo Fernando Elias José, especialista em terapia cognitivo-comportamental que trabalha há mais de 20 anos com preparação emocional para candidatos a concursos.
Anna, que almeja uma das vagas no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Guilherme, candidato a ingressar em Engenharia Civil em uma universidade particular, confessaram perder o sono preocupados com a redação. Já Rafael, prestes a fazer o primeiro Enem e tentar uma vaga em Letras na UFRGS, teme esquecer as fórmulas usadas nas exatas. Segundo o psicólogo, ansiedade é normal, mas é possível evitar que aumente.
— Emoções existem, ansiedade existe. É preciso ter consciência que ela permanecerá e que será preciso a convivência, administrando-a. Fique tranquilo com relação ao conhecimento adquirido. Saiba que cada um está reagindo de forma diferente às condições do meio. Identifique o que é fonte de tranquilidade e aquilo que é fonte de estresse. Não se deixe levar pela tensão ao seu redor — ensinou.
Entre as questões abordadas pelos jornalistas Paulo Rocha, Maria Rita Horn e Gustavo Gossen, durante a entrevista de 20 minutos, estão os tipos de ansiedade vividos por quem presta o vestibular da UFRGS e por quem se prepara para o Enem, como controlar o impulso de querer estudar 24 horas por dia, trabalhar a própria culpa, se preparar para a prova e lidar com o segundo domingo de prova, depois de ter participado do primeiro dia. Os estudantes também puderam questionar o psicólogo.
O especialista apontou que estabelecer processos de estudos pode ajudar a amenizar a inquietação.
— Na medida em que o estudante conhece os seus pontos fortes e fracos, mais fácil fica para lidar com toda a situação. É preciso também valorizar o esforço que está sendo feito para ir bem nas provas. Vamos aprovar? Depende, inclusive, de fatores externos. Então, o negócio é fazer uma boa prova — resumiu.
Clique neste link para ouvir o podcast com a participação dos candidatos.
Seis dicas para lidar com a inquietação pré-provas
Segundo o psicólogo, uma técnica muito eficaz é o controle da respiração. Abaixo, algumas dicas do especialista.
- Faça um movimento respiratório específico por alguns minutos: preste atenção na respiração, comece a respirar de maneira mais lenta (automaticamente, o cérebro receberá a informação de que não está em perigo), imagine que está cheirando uma flor lentamente e usufruindo do seu perfume (inspiração) e, na sequência, imagine-se assoprando uma vela (expiração).
- Aceite a ansiedade, pois, assim, terá mais condições de controlá-la e tirar proveito dela.
- Monitore a sua ansiedade e escreva, diariamente, o que está sentindo.
- Não se preocupe com os estudos dos outros, somente com o seu.
- Utilize as redes sociais apenas para melhorar cada vez mais o seu estudo.
- Não dê ouvidos para assuntos paralelos e não se "contamine" com a ansiedade dos outros.
Fonte: Agenda Cognitivo-Comportamental para o Sucesso em Provas, do psicólogo Fernando Elias José .