Os mais de 5 milhões de candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão conferir os locais de prova a partir de 16 de outubro, divulgou nesta quinta-feira (3) o Ministério da Educação (MEC). Falta um mês para o primeiro dia de exame: 3 de novembro — o segundo é 10 do mesmo mês.
O endereço e o número da sala para realização da prova ficarão no sistema junto com a liberação do Cartão de Confirmação da inscrição. O documento poderá ser acessado neste site ou pelo aplicativo do Inep/Enem para celular, disponível nas plataformas Apple Store e Google Play.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização do Enem, recomenda que os participantes levem o Cartão de Confirmação impresso nos dois dias de prova.
— Antes do exame, é importante que os candidatos avaliem o trajeto até o local da prova para verificar a distância, o tempo gasto e a melhor forma de chegar. O objetivo é evitar atrasos nos dias de aplicação — pondera o presidente do Inep, Alexandre Lopes.
O Inep aconselha que os estudantes cheguem ao local do exame com antecedência. Os portões abrirão ao meio-dia, pelo horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para fazer as provas, é necessário utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente.
Neste ano, os participantes terão que ficar atentos quanto ao uso de celulares. Serão eliminados aqueles candidatos com aparelhos eletrônicos que emitam qualquer tipo de som durante a prova, mesmo que o item esteja na embalagem lacrada fornecida pela fiscal. Ou seja, alarmes devem estar desativado e o aparelho, desligado.
Além do local de prova, com o Cartão de Confirmação da inscrição em mãos, os participantes poderão conferir:
- O número de inscrição
- As datas e os horários do exame
- A opção de língua estrangeira feita durante a inscrição
- O tipo de atendimento específico e/ou especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados