"Paris 2024: orientação aos atletas e pessoal de apoio sobre prevenção ao doping". Este foi o tema de um webinar promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) nesta semana. A entidade, por meio de sua área de Educação e Prevenção ao Doping, reuniu cerca de 250 pessoas em um encontro, que aconteceu em parceria com a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD).
A iniciativa faz parte de uma série de atividades que o COB sempre promove antes de grandes competições, quando a chamada Missão deixa o país para disputar o evento. O principal objetivo deste tipo de painel é "difundir conhecimento, valores e dirimir quaisquer tipos de dúvidas que possam existir sobre como evitar o doping, principalmente para os atletas, gestores, treinadores, equipes multidisciplinares e pessoal de apoio", segundo a entidade.
Estes trabalhos são fundamentais para que todos atletas tenham ciência de suas responsabilidades, direitos e deveres, bem como as consequências em relação às regras antidopagens.
O combate ao doping é algo cada vez mais crescente no mundo esportivo, para evitar que resultados sejam obtidos através de formas ilícitas. Aliás, o COB deverá promover encontros sobre outros temas sensíveis nos próximos meses, sempre com o intuito de deixar todos bem orientados para que a imagem do esporte brasileiro não seja arranhada por qualquer ato futuro.