A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) começou uma importante campanha que tem por objetivo a conscientização do uso das redes sociais. Com a hashtag "Você Inspira, o Mundo Muda" a entidade tenta ser exemplo em uma mudança de postura dos atletas, especialmente após o que ocorreu em 2023, quando o oposto Wallace foi suspenso por sugerir "um tiro na cara do presidente Lula". A ideia é que todos os envolvidos no esporte tenham consciência do que cada uma de suas ações pode implicar.
No material de divulgação da campanha uma frase chama atenção: "Ídolos inspiram. Mais do que cortes de cabelo e gírias, inspiram atitudes. Dentro e fora das quadras". A colocação é perfeita, ainda mais em um tempo no qual milhões de jovens tem nas mídias sociais o seu meio de interação principal. É nesse ambiente, por muitas vezes hostil, que decisões e atitudes são tomadas e exemplos seguidos. E o inaceitável caso Wallace é o exemplo acabado do mau uso das mídias.
A campanha surgiu a partir de um compromisso firmado pela CBV, com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o Ministério do Esporte e o Governo Federal. Outro movimento, que acontecerá ao mesmo tempo, será a realização de um curso educacional à distância gratuito, com aulas sobre boas práticas nas redes sociais, imagem, ética e integridade.
O projeto merece atenção e é digno de aplausos. Afinal educar ainda é a grande arma e não outra. E se essa campanha for estendida a outras modalidades, e até mesmo à sociedade, será mais um ponto marcado pelo voleibol brasileiro. Afinal, o esporte tem força e alcance que não podem ser mensurados e um simples gesto ou palavra de um atleta, treinador ou equipe podem impactar o futuro de muitos jovens.