Pensem aqui comigo na complexidade da coisa. O ser humano é constituído de células, que se organizam em tecidos, que formam órgãos. Os órgãos estão interligados e criam sistemas. É o conjunto desses sistemas que gera a nossa constituição física. Se para a gente existir tantas frentes precisam trabalhar juntas, obviamente que para cuidar dessa máquina chamada corpo são necessários muitos olhares diferentes.
Em Caminhos para a Vitória, eu e o Lucianinho Périco estamos trabalhando diariamente na academia em busca de uma rotina mais saudável. Todos os dias, convivemos com os profissionais de Educação Física. De vez em quando, recebemos o apoio de fisioterapeutas. Na minha rotina, estão também às visitas ao consultório da nutricionista. E o que, para nós, surgiu como um desafio de trabalho, com um enorme benefício pessoal, claro, é na verdade uma tendência mundial.
A relevância dos profissionais de saúde cresceu e faz essa ser considerada uma área de atuação das mais procuradas para o futuro. Segundo o decano da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, professor Luciano Castro, a necessidade dos profissionais de saúde ficou ainda mais clara nos dois últimos anos, em função da pandemia. Dos momentos mais críticos, ao dia a dia, tem muita gente estudando e trabalhando por nós de formas que sequer imaginamos.
A multidisciplinariedade é regra nas atuações de saúde. Quando fui começar o tratamento quimioterápico em 2020, fiquei surpresa com o tamanho da equipe. Além do oncologista e da mastologista, enfermeiras, técnicas em enfermagem, nutricionista, psicóloga e até dentistas participavam da grupo.
Como a quimioterapia pode afetar as mucosas, inclusive da boca, a odontologia oncológica é essencial, entre tantos outros benefícios, para colaborar com o bem-estar do paciente. A dra. Bianca Abreu e a dra. Adriana Paz me salvavam com um laser mágico que fazia diminuir o desconforto da boca. Aliás, atenção à boca!
— Hoje em dia, nós sabemos que a saúde oral tem repercussão em vários outros sistemas. Quem poderia dizer, antigamente, que tem a ver com prevenção de doença do Alzheimer, por exemplo — alerta a professora Maria Martha Campos, coordenadora do programa de pós-graduação em Odontologia da PUCRS.
São inúmeras áreas que se complementam. A biomedicina, por exemplo, é uma formação que tem diversas possibilidades de atuação. E também esteve no meu tratamento, só que eu nem soube! O professor Samuel Greggio, coordenador do curso na PUCRS, contou que profissionais da biomedicina compõe a equipe da radioterapia.
Eu poderia continuar citando diversas especialidades que se complementam a fim de oferecer uma vida mais saudável, mas escolhi terminar com uma em especial, que considero muito importante: o cuidado com a saúde mental. Diferentemente do que temos como senso comum, o trabalho do psicólogo se dá em diferentes frentes.
— É fundamental pensar em uma psicologia que não está só no consultório, mas sim está presente na vida das pessoas — explica o professor da PUCRS Cristiano Dal Forno.
A atenção aos nossos pensamentos e sentimentos e em como lidamos com eles precisa fazer parte das nossas vidas. Se é o cérebro que comanda esse complexo sistema chamado corpo humano, foco nele também. Já entendemos que somando áreas e esforços, evoluímos mais e melhor.