A mais importante feira agropecuária do Estado está de volta a partir deste sábado (27). A 45ª edição da Expointer marca a retomada a pleno da feira nos moldes como era realizada antes da pandemia, inclusive com programações e eventos diversos abertos ao público e às escolas.
Conforme os organizadores, será o reencontro entre o campo e a cidade. E a previsão, pelo menos para o primeiro dia, é de sol e calor na abertura dos portões, um convite ao passeio pelo parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. Cerca de 600 mil pessoas são esperadas até o encerramento da Expointer, no dia 4 de setembro – 200 mil pessoas a mais que em 2019.
A feira funciona das 8h às 20h30min. O parque fica ao lado da BR-116, no sentido interior-Capital, perto da Estação Esteio da Trensurb.
As bilheterias físicas estarão abertas no local. Mas também é possível comprar os ingressos pela internet para evitar filas. Os tíquetes custam R$ 16, com meia-entrada para idosos com 60 anos ou mais, estudantes e pessoas com deficiência. Já o estacionamento custa R$ 40, e não inclui a entrada do motorista, nem dos demais passageiros. A entrada dos veículos é pelo portão 15.
Tendo em vista o grande movimento no fim de semana, a dica aos visitantes é que utilizem o Trensurb para irem à Expointer. Os trens terão esquema especial de funcionamento, com redução do intervalo entre as viagens no sábado e no domingo e reforço da sinalização para desembarque na Estação Esteio.
Queridinho do público que vai à Expointer para fazer compras e experimentar delícias, o pavilhão da Agricultura Familiar será oficialmente aberto às 10h de sábado. Os corredores este ano terão a participação de 337 empreendimentos. Além das já conhecidas e disputadas opções de cucas, queijos e salames, alguns lançamentos como rapadura com pimenta, licor de batata doce e geleia de alho negro devem fazer sucesso nas bancas dos produtores.
Também será oportunidade de rever as “as estrelas” da feira. Este ano, com presença de peso: mais de 6 mil animais estão no parque e poderão ser vistos nos pavilhões de gado de corte e de gado leiteiro ou ainda nas pistas de equinos, realizando provas. Outro espaço de sucesso entre as crianças, o pavilhão de pequenos animais terá a exibição de quase 2 mil exemplares entre aves, coelhos e chinchilas.
Eventos de raças, exposições de máquinas agrícolas, palestras, atrações de música e dicas de gastronomia na Vitrine da Carne Gaúcha são opções de passeio.
Faltando pouco mais de um mês para as Eleições, a Expointer será também palco da disputa eleitoral. No sábado, um painel na Casa RBS vai receber os candidatos ao governo do Estado. Será às 10h. Outras agendas políticas estão previstas ao longo da semana.
A programação completa dos nove dias de feira pode ser acessada no site www.expointer.rs.gov.br.