O movimento foi tranquilo no início do drive-thru da agricultura familiar na Expointer na manhã deste sábado (26). A abertura dos portões ocorreu às 10h, horário em que dois carros aguardavam para acessar o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A edição da Expointer deste ano é digital, mas o pavilhão da agricultura familiar recebe visitantes para compras de dentro dos automóveis. O acesso ocorre pelo portão 1, de frente para a BR-116.
O motorista Alexsander Galhardo, 44 anos, era o primeiro da fila. Ele saiu de Canoas com a esposa, a sogra e a filha.
— A gente vem todos os anos e valoriza a agricultura familiar. Não poderíamos perder esse momento histórico.
O presidente da Federação dos Agricultores do Rio Grande do Sul (Fetag), Carlos Joel da Silva, se mostra esperançoso:
— A gente fez o que era possível fazer. Esperamos que a população venha, pois é a única possibilidade de visitar o parque.
O motorista consegue transitar tranquilamente entre os estandes. Em frente a cada um, foram colocadas três vagas, e o próprio agricultor, usando máscara e luva, vai até o carro oferecer o produto — o visitante não desce do veículo. A entrada é gratuita e não há limite de tempo de permanência no local.
A física Simone Feijo, 45 anos, é moradora de Esteio mesmo e, junto da filha e do marido, comprou pães, cucas, queijos, salame e torresmo:
— Comprei bastante. E esse sistema facilitou. Não precisamos carregar sacolas pelo parque.
Solange Auler Bini, 46 anos, de Não Me Toque, que comercializa embutidos há 10 anos na Expointer, ainda não sabe como serão as vendas.
— É bem diferente. Uma incógnita, mas estamos vendendo — conta.
Para que o espaço pudesse ser utilizado, foi reduzido o número de expositores, dos habituais 330 para 55. Entre os produtos encontrados, estão pães, cucas, sucos, queijos, embutidos, flores, facas, roupas, chopp, geleia, entre outros.
Nos demais espaços do parque, neste sábado, o movimento era muito tranquilo. Somente tratadores de animais e representantes de empresas acompanhavam provas e leilões pela TV.
A programação completa da Expointer Digital 2020 pode ser acompanhadas no site do evento. Das 8h às 20h, haverá estandes virtuais das empresas participantes e quatro canais para transmissão de provas, debates, entrevistas e leilões, entre outras atividades. A expectativa é que a plataforma virtual seja mantida em edições futuras da Expointer, mesmo com a feira voltando a receber o público em Esteio.