Dia de Campo é atividade tradicional no meio rural: empresas e órgãos públicos convidam produtores para atualizá-los sobre cultivos, tecnologias e boas práticas agrícolas. Quando se trata de Dia de Campo infantil, a abordagem tem o propósito de despertar nas crianças a consciência e o respeito pelo alimento e por quem produz.
Na Isla Sementes, a visitação de estudantes é mais frequente na unidade de produção, em Porto Alegre. No local, acompanham os cuidados para manter as sementes vivas e sadias depois que vêm do campo. Em época de colheita, as crianças são levadas à estação experimental, localizada em Viamão, onde conhecem e colhem todas as hortaliças e frutas produzidas a partir dos embriões. Para o diretor de planejamento estratégico da Isla, Andrei Santos, esse tipo de ação vai além de divulgar a empresa e seu trabalho:
– O brasileiro consome 150 gramas, em média, de hortifrútis por dia, quase um terço do que é recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 400 gramas. Acreditamos que, ensinando para as crianças como o processo funciona e a importância do consumo para a saúde desde pequenos, a realidade poderá mudar.
Santos diz que atingir a meta de frutas e vegetais por dia é fácil: uma banana, um copo de suco e um quarto de salada no prato do almoço são suficientes.
Para arrematar o aprendizado, todas os visitantes levam sementes para casa. Com crianças em idade pré-escolar, ocorre ainda atividade lúdica: elas mesmas pegam em pás e colocam a mão na terra, levando para casa o conhecimento que foi plantado.
Especial
LEIA MAIS MATÉRIAS SOBRE ATIVIDADES RURAIS PARA CRIANÇAS
Experiência de colher e experimentar vegetais, correr e segurar animais e brincar com brinquedos rurais ensinam quem vive nas cidades a valorizar a agropecuária e o ambiente.
Dias de campo e atividades lúdicas e culturais ensinam estudantes que vivem nas cidades a valorizarem a agropecuária e o ambiente.
Peça infantil ensina a utilizar equipamentos de proteção individual e como aplicar químicos nas lavouras.