O Governo do Estado homologou nesta sexta-feira (20) a situação de emergência de São Sepé, na Região Central, devido a estiagem. A ratificação foi publicada no Diário Oficial do Estado. A expectativa da Defesa Civil é de que a situação adversa de São Sepé seja reconhecida pela União.
Com a homologação pelo governo gaúcho, São Sepé passa a ter acesso a uma série de benefícios no processo de reestruturação – no entanto, não há prazo para o recebimento dos recursos. A falta de chuvas tem prejudicado a produtividade da lavoura e a criação de gado na região.
De acordo com a Defesa Civil, os efeitos da estiagem começaram a ser sentidos no fim do ano passado, principalmente na Região Sul e na Campanha. Ao total, 36 municípios gaúchos tiveram a situação de emergência homologadas pelo Governo do Estado por conta da seca. Apenas São Sepé ainda não teve a situação reconhecida pelo governo federal — que, pela expectativa da Defesa Civil, deve acontecer na próxima semana.
Os outros 35 municípios já tiveram a situação reconhecida pela União são Cristal, Amaral Ferrador, Hulha Negra, Morro Redondo, São Jerônimo, Cerro Grande do Sul, Canguçu, Arroio do Padre, Pedras Altas, Turuçu, Candiota, Bagé, Cerrito, São Lourenço do Sul, Camaquã, Piratini, Herval, Pinheiro Machado, Dom Feliciano, Santana da Boa Vista, Butiá, Capão do Leão, Jaguarão, Pedro Osório, Sentinela do Sul, Chuvisca, Aceguá, Tapes, Sertão Santana, Encruzilhada do Sul, Barão do Triunfo, Arroio Grande, Santana do Livramento, São Gabriel e Caçapava do Sul.