A queda na temperatura na Expointer na tarde desta terça-feira deixou o tradicional banho de leite - dado nos vencedores do concurso leiteiro da raça holandesa - mais gelado, mas não menos alegre.
Rafael Facco e o primo e sócio Matheus Facco, proprietários da Agropecuária Paraíso, de Fortaleza dos Valos, foram campeões na categoria jovem (com 68,1 litros) e adulto (65,4 litros).
Cautela de produtores ajuda a explicar previsão de queda na próxima safra
Na hora do banho, ninguém da família escapou. Roberta, mulher de Rafael, e os filhos deles, Eduardo e Gabriela, também entraram na brincadeira. O casal é dono de uma propriedade de 36 hectares e arrenda outros 20 hectares para criação de 187 exemplares de gado leiteiro. A produção média é de 2.850 litros por dia.
Diário da Expointer: safra de verão e os efeitos da paralisação
Com cinco anos, a campeã adulta, AG Paraíso 39 Buddy, não é propriamente uma estreante. No último ano venceu quatro dos cinco campeonatos que disputou. Mesmo assim, a vitória foi uma surpresa, conta Rafael Facco:
- Um mês atrás as duas vacas estavam com tristeza bovina (doença parasitária comum em animais da raça) . Não achei que elas sobreviveriam. Mas deu tudo certo.
Para chegar ao resultado, são feitas cinco ordenhas, a cada oito horas, e descontadas as duas de maior volume.