Ampliar o cultivo de oliveiras para mais cem hectares, além dos 25 atuais, é a meta do engenheiro civil Daniel Aued, que administra a Olivas do Sul, agroindústria familiar de Cachoeira do Sul. O objetivo é chegar a esse espaço até 2016, dando sequência ao bom resultado das últimas safras. A expansão do negócio é mais do que necessária.
- Os 15 mil litros de azeite extravirgem de oliva que produzimos neste ano já foi todo comercializado - comemora o empresário.
Aued aprimorou a fabricação há pouco, colocando para funcionar um equipamento italiano de extração, fruto de investimento próximo de R$ 500 mil.
Os objetivos de Aued, porém, não se concentram apenas dentro das próprias porteiras. Além de vender mudas, prestar assessoria para o cultivo e até ensinar a produzir o azeite, desde 2012 a Olivas do Sul também é revendedora de máquinas para o setor. Um sucesso que pode ser comemorado de forma exclusiva. Apesar de a família ter iniciado a atividade em Cachoeira do Sul pelo desejo de fabricar vinho, a bebida produzida atualmente é degustada apenas dentro de casa.
- Fabricamos em torno de mil litros de espumante, de alta qualidade, mas não para fins comerciais. É só para consumo interno - explica Aued.