Controlada pela família real do principado de Liechtenstein, a desenvolvedora de sementes híbridas de arroz RiceTec se movimenta rumo à região central do Estado neste mês. É em agosto que as máquinas devem começar a dar forma à estação experimental que será construída em Santa Maria, onde a multinacional adquiriu área de 200 hectares, próxima à BR-158. O investimento é estimado em R$ 20 milhões. Em 2005, quando a ideia já era estudada, desembarcou no Estado o príncipe de Liechtenstein, Hans-Adam II.
A escolha pela cidade se deve ao tipo de clima e solo da região e pela existência do Centro de Pesquisas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), de acordo com o diretor da companhia, Ricardo Bendzius.
- Santa Maria apresentou características que se destacaram das demais cidades. O desenvolvimento e a logística favorável também foram determinantes - explicou Bendzius.
O projeto dará à empresa mais segurança nos trabalhos com germoplasma (unidades conservadoras de material genético) e estrutura para o desenvolvimento das pesquisas, ressalta Luiz Mattos, gerente de pesquisa e melhoramento comercial.
- A estação experimental vai possibilitar a ampliação do desenvolvimento de novas cultivares e fortalecer a cadeia arrozeira no Estado - avalia Mattos.
No Rio Grande do Sul, a multinacional já tem escritório instalado em Porto Alegre. Além do Brasil, a empresa criada nos Estados Unidos está presente, na América do Sul, na Argentina e no Uruguai.