A chuva deve atingir grande parte da Metade Norte nas próximas horas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de temporais para o RS que valem até esta sexta-feira (3).
Segundo o Inmet, a situação pode ser mais grave na região Norte, Noroeste, na Serra, no Litoral Norte e em parte da Região Metropolitana, podendo pegar Porto Alegre. O destaque principal fica para áreas próximas da divisa com Santa Catarina. Nessas áreas, o volume de chuva pode superar os 100 milímetros em 24h. Para algumas cidades, esse valor pode ser superior a média climatológica esperada para o mês de maio inteiro.
Na Região Norte, Noroeste, Serra, no Vale do Rio do Sinos e em parte do Litoral Norte, há, também, um alerta laranja em vigência. O aviso, que simboliza perigo, chama atenção para a possibilidade de municípios registrarem grandes volumes de chuva até 12h de sexta-feira. O órgão também afirma que há risco de fortes rajadas de vento, podendo chegar aos 100km/h, e queda de granizo.
Os níveis do Guaíba e do Rio dos Sinos devem subir rapidamente e causar uma “cheia histórica” em municípios das imediações como Porto Alegre e demais cidades da Região Metropolitana e Vale do Sinos. O avanço da frente fria que atinge o Estado ocasiona a mudança de direção do vento, o que pode acelerar o aumento nos níveis dos rios.