Em 24 horas, alguns municípios gaúchos registraram volumes de chuva superior à média esperada para todo mês. O Norte, Noroeste, Serra e Centro foram as regiões mais afetadas entre o começo da manhã de quarta-feira (1°) e 7h30min de quinta-feira (2). O valor mais alarmante, de 313,4 milímetros em 24 horas, foi registrado em Fontoura Xavier, no norte do Estado.
Mais de 300 milímetros de chuva em um dia é considerado um volume muito grande para tão pouco tempo. Em outros municípios, como Soledade, localizado na Região Norte, o volume registrado em 24 horas foi de 242,2 milímetros, o que também pode ser considerado um valor alto. Pelo menos mais 12 cidades receberam acima dos 140 milímetros de chuva entre quarta e quinta-feira.
Os valores preocupam porque são superiores à média climatológica de maio no Estado. Ou seja, em um dia, alguns municípios registraram volume de chuva superior ao que costuma chover durante todo o mês. Segundo a Climatempo, no Rio Grande do Sul, é normal chover entre 140 e 180 milímetros em maio.
Em Porto Alegre, choveu 108,6 milímetros nas últimas 24 horas. O valor se aproxima muito da média climatológica do mês na cidade. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o habitual é que chova 112,8 milímetros na Capital em maio. Considerando o volume registrado desde segunda-feira (29), Porto Alegre já ultrapassou em mais de 165 milímetros o esperado para o mês.
— É uma chuva muito potencializada. Nosso aviso de perigo extremo veio a se confirmar — analisa Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo. Na quarta-feira, o Inmet emitiu um alerta vermelho para quase todo Estado e a Climatempo reclassificou algumas regiões, colocando-as na categoria de "perigo extremo", considerada a mais preocupante de todas.
Nesta quinta-feira, o tempo continuará instável e a previsão ainda é de chuva em todo o Estado. Conforme a Climatempo, o alerta é de perigo extremo para a Região das Missões, Centro, Região dos Vales, Serra e Região Metropolitana. No Norte, há chances de temporais a qualquer hora do dia. Os meteorologistas também alertam para a possibilidade de rajadas de vento fortes, entre 71 e 90km/h em alguns locais.
*Produção: Yasmim Girardi