Santa Maria foi a cidade com o maior volume de chuva até as 14h desta quarta-feira (1º) em todo o mundo. Informações do Ogimet — site que reúne dados meteorológicos de vários centros mundiais —, apontavam três estações da cidade do centro gaúcho entre os 10 com maiores acumulados de água.
Além de Santa Maria, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, ambas cidades da Serra, e Soledade, no Norte, estavam no top 10.
- Santa Maria (Cemaden) - 214mm
- Shangchuan Dao (China) - 184,7mm
- Pangkalan Bun/Iskandar (Indonesia) - 171mm
- Bento Goncalves - 163mm
- Santa Maria (Inmet) - 151,6mm
- Caxias do Sul - 148mm
- Santa Maria (Base Aérea) - 143mm
- Soledade - 142,2mm
- Deo Sorong (Indonesia) - 123,7mm
- Geser (Indonesia) - 117mm
Para se ter uma ideia, o volume de chuva esperado para todo o mês de maio nas regiões de Santa Maria, Caxias do Sul e Passo Fundo variam de 130mm a 180mm.
Situação crítica em Santa Maria
Com registro de graves danos na infraestrutura do município, Santa Maria enfrenta situação crítica por consequência da forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29). Pelo menos 11 pontes foram totalmente ou parcialmente danificadas pela força da água. Entre elas está a ponte sobre o Arroio Grande, no sul do RS, um dos principais acessos viários à área urbana da cidade, à altura do km 227 da RSC-287.
A cidade tem uma morte confirmada até o momento, conforme a Defesa Civil do Estado e está com 70% dos bairros sem abastecimento de água.
Camobi, Campestre, Urlândia, Vila Figueira, Vila Schirmer, Três Barras e Km 3 estão entre os bairros mais afetados pela chuvarada. Há desmoronamento de encostas, obstruções e bloqueios em vias urbanas e rurais, e áreas de inundação em diversos pontos do município.