Meteorologistas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmam que foi um tornado que atingiu o município de São Sepé, na Região Central, na última quinta-feira (21). As rajadas de vento podem ter alcançado 200 km/h.
Por meio da análise dos mapas meteorológicos e de fotos do local, especialistas da UFSM, definiram que foi um tipo de tornado que não é tão frequente, mas que pode ocorrer em meio a fortes episódios de vento, durante um temporal.
A área atingida fica na localidade de Tupanci, na área rural de São Sepé. Uma casa ficou totalmente destruída. No local estavam dois idosos de 78 anos e 85 anos. Eles precisaram de ajuda para serem retirados da residência por volta das 3h da madrugada.
— Esse tipo de tornado é geralmente de curta duração, ocorre muito rápido, afeta algumas dezenas de metros, uma centena de metros no máximo. Porém, ele apresenta intensidade forte — explica Murilo Lopes, meteorologista da UFSM
A estimativa é que tenha sido um tornado de categoria 2 na escala de tornados que vai de 0 até 5, nesse caso seria um vento ao redor de 200 km por hora.
— Nós estamos em uma das regiões que mais favorece a ocorrência de tornados no globo. Muitos trabalhos mostram que essa região do centro-sul do Brasil, norte da Argentina Uruguai e Paraguai, perde apenas para área central dos Estados Unidos nas ocorrências de tornados — completa Lopes.
Os meteorologistas esclarecem, ainda, que tornados apresentam tamanho e duração menores do que os furações, que podem durar até dias.