A tenista Iga Swiatek derrotou a britânica Katie Boulter nesta quinta-feira (2) em Sydney, e com esse resultado garantiu a classificação da Polônia para as semifinais da United Cup, torneio de equipes mistas que marca a abertura da temporada, e agora enfrentará o Cazaquistão.
A número 2 do ranking da WTA e cinco vezes campeã do Grand Slam, virou contra Boulter (24ª do mundo) após perder o primeiro set no tie break, e venceu com parciais de 6/7 (4/7), 6/1 e 6/4.
"Estou exausta", declarou Swiatek ao final de uma partida de quase três horas durante a qual a polonesa precisou receber atendimento médico no terceiro set para fazer um curativo na coxa.
Swiatek venceu todas as suas partidas de simples na United Cup.
Antes desta competição, ela havia disputado apenas dois torneios em quatro meses - o US Open e o Masters - durante um período difícil marcado pela revelação de um exame positivo para trimetazidina, em agosto, pelo qual foi suspensa por um mês.
Antes, Hubert Hurkacz (16º) deu o primeiro ponto à Polônia ao derrotar Billy Harris (125º) por 7/6 (7/3), 7/5.
Com o confronto definido, o time polonês ainda venceu a partida de duplas mistas. Maja Chwalinska e Jan Zielinski derrotaram Olivia Nicholls e Charles Broom por 6/2 e 7/6 (7/3).
A Polônia enfrentará o Cazaquistão por uma vaga na final, liderada pela número 6 do mundo, Elena Rybakina, que derrotou a Alemanha na quarta-feira sem Alexander Zverev devido a uma distensão no bíceps.
A United Cup, válida pelos circuitos WTA e ATP, serve de preparação para o Aberto da Austrália, que terá início no dia 12 de janeiro, em Melbourne.
Os Estados Unidos também já estão classificados para a semifinal. A equipe americana aguarda a definição entre Itália e República Tcheca para conhecer sua rival.
* AFP