Alguns municípios de Santa Catarina registram a atuação de um tornado, afirmou a Defesa Civil. Entre a noite de quarta-feira (15) e a madrugada de quinta-feira (16), um aglomerado de tempestades severas avançaram pela região do grande oeste catarinense. Em Itá e Seara, o órgão registrou quedas de árvores e enxurradas.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, tempestades começar a aparecer no Radar Meteorológico de Chapecó por volta da meia-noite. A condição climática no Estado vizinho pode ter sido causada pela atuação de uma frente fria na região sul do Brasil, que também provoca temporais no Rio Grande do Sul, combinada ao fluxo de uma massa de ar quente e úmida que vem do Norte.
Entre Seara e Itá, os radares apresentaram assinatura de tornado. O fenômeno é caracterizado por uma coluna de ventos giratória, na forma de funil, que toca o solo. De acordo com a Climatempo, a coluna une a base da nuvem ao chão. Nestes casos, a velocidade do vento pode variar entre 110km/h e 500km/h. A Defesa Civil acredita que, na região, a velocidade do vento tenha superado os 100km/h.
Entre os estragos, estão ocorrências de quedas de árvore, alagamentos e enxurradas. No município de Itá, a Defesa Civil registrou dezenas de eucaliptos torcidos e algumas árvores removidas pela raiz. A previsão da Climatempo é que a chuva na região persista até este sábado (18).