A Defesa Civil do Rio Grande do Sul alerta para chuva intensa e possibilidade de temporais em todo o Estado durante esta semana. A previsão é de que, até sexta-feira (17), os dias sejam chuvosos como foram no último final de semana. Segundo nota, as equipes do Centro de Operações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul e a Sala de Situação do Estado seguirão monitorando as condições do tempo.
O longo período de chuva pode ser justificado pelas áreas de instabilidade formadas pelo calor e umidade, característicos desta época do ano. O El Niño contribui para intensificar o episódio de dez dias consecutivos de chuva. Os meteorologistas não descartam a possibilidade de temporais com fortes rajadas de vento e queda de granizo.
Na terça-feira (14), segundo a Defesa Civil, a metade norte do Estado deverá ser mais atingida. Na Fronteira Oeste, Missões, Norte, Serra, Litoral Norte, Região Metropolitana e região dos Vales, os volumes podem passar dos 100 milímetros. Na quarta-feira (15), os temporais podem continuar, com mais chance de queda de granizo e vento forte. Já na quinta-feira (16) e sexta (17), o alerta é para a intensificação da chuva.
A Defesa Civil chama atenção para a possibilidade de elevação do nível dos rios, principalmente na metade norte do Estado. Segundo Rede Hidrometeorológica Nacional, a bacia do Rio Uruguai está em cota de atenção em diferentes cidades. Entre São Borja e Uruguaiana, a cota é de inundação. A chuva constante pode piorar a situação.