O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois novos alertas de risco de tempestade com granizo e vento forte para o Rio Grande do Sul. Os avisos, emitidos na madrugada desta sexta-feira (17), são válidos até a tarde e à noite. Os cenários de perigo, em laranja, ocorrem nas regiões Metropolitana, Norte, Noroeste, Serra, Litoral Norte, Região Central e parte da Fronteira Oeste.
Já o alerta mais severo, em vermelho, com validade até às 15h de sexta-feira, é para a região dos Vales, como Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, Serra, Norte e parte das Missões. Em ambos os avisos, o Inmet chama atenção para a chance de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100mm/dia, rajadas de vento superiores a 100 km/h e queda de granizo. Em Porto Alegre, por exemplo, a média de chuva em Porto Alegre no mês é de 105mm.
Além disso, o Inmet alerta para o risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos, transtornos no transporte rodoviário e estragos em plantação. Em caso de emergência, é necessário ligar para a Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).
Em Porto Alegre, segundo a Climatempo, a previsão é de 70mm de chuva na sexta-feira. Em Frederico Westphalen, município no norte do Estado que recebeu altos volumes de chuva nas últimas semanas, a previsão é menor, de 50mm para o dia. Na região Sul, algumas cidades têm previsão de chuva, mas sem alertas de perigo do Inmet.