O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para o primeiro e segundo dia de 2025, que deve afetar parte do Rio Grande do Sul. As regiões que devem ser impactadas pelas fortes chuvas serão: Noroeste, Nordeste, Metropolitana de Porto Alegre e Central. Partes dos Estados de Santa Catarina e Paraná também devem ser afetados.
O alerta tem classificação laranja, indicando perigo, e tem vigência das 22h desta quarta-feira (1º) até as 12h de quinta (2). Conforme o Inmet, as regiões sob alerta podem ter chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia.
Também é esperado vento intenso, de 60 a 100 quilômetros por hora, queda de granizo, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Alerta amarelo
Também está em vigência um alerta amarelo de perigo potencial de tempestade em boa parte do território gaúcho. O aviso é válido das 12h desta quarta-feira (1º) até as 12h do dia seguinte. O aviso abrange as regiões Metropolitana, Sudoeste, Noroeste, Sudeste, Nordeste e áreas Região Central.
Há risco potencial de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, vento intenso, de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. O risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos é considerado baixo.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Porto Alegre também emitiu um alerta preventivo para chuvas intensas nesta quarta-feira , com vigência entre 14h e 20h, e afirma estar de prontidão para atender possíveis ocorrências.
A orientação do órgão é que os cidadãos não enfrentem o mau tempo, mantenham distância de áreas eventualmente alagadas e cursos d'água e procurem locais seguros, especialmente moradores de áreas de risco. Também é fundamental evitar ficar próximo de árvores, postes e placas de sinalização que possam ser derrubados pelas rajadas de vento.
Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.