A vazão de água das Cataratas do Iguaçu, no Paraná, registrou 11,9 milhões de litros de água por segundo nesta quinta-feira (2). O número diminuiu em relação ao dia anterior, mas ainda está 7,9 vezes maior do que a média normal — de 1,5 milhão de litros de água por segundo. A situação é resultante das fortes chuvas recentes na bacia do Rio Iguaçu, a maior dos últimos anos.
Conforme o boletim divulgado nesta manhã pela assessoria do Parque Nacional do Iguaçu, a vazão, que chegou a bater vazão de 24,2 milhões de litros de água por segundo, na segunda-feira (30), segue em queda, de hora em hora.
Apesar da situação, o parque segue aberto para visitação, incluindo os mirantes da Trilha das Cataratas. Porém, por medidas de segurança, a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo permanece interditada.
O horário de atendimento ao público, inclusive, foi ampliado para o feriadão. Até domingo (5), a população poderá visitar o local das 8h às 16h.
Por protocolo de segurança, a equipe técnica da concessionária e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão que administra a unidade de conservação, seguem monitorando e avaliando em tempo real a situação do Rio Iguaçu, na região das Cataratas do Iguaçu.
Uma frente fria deve provocar mais chuva no Paraná. Segundo a Climatempo, a probabilidade de chuva no Estado é de 50%, com um total de 8mm, nesta quinta-feira. Já na sexta-feira (3), a chance aumenta para 81%, com um total de chuva de 25mm.
Cataratas em números
- Vazão média: 1,5 milhão de litros por segundo
Histórico de secas:
- Abril de 1979: 100 mil litros por segundo
- Julho de 2006: 245 mil litros por segundo
Histórico de cheias:
- 2014: 46,3 milhões de litros por segundo
- 1983: 35 milhões de litros por segundo