Após um domingo ensolarado, dias chuvosos e a formação de um ciclone extratropical, a semana tem chance de encerrar com neve em algumas cidades do Estado. A previsão para as serras gaúchas e catarinenses é de formação de neve ou chuva congelada na noite de quinta-feira (13) e madrugada de sexta-feira (14). As temperaturas mínimas devem ficar abaixo dos 10°C.
A chance se dá por conta de uma frente fria intensa associada ao ciclone extratropical que deve se formar nesta quarta-feira (12) no Rio Grande do Sul. À medida que o fenômeno começa se afastar do continente, a frente fria traz uma massa de ar polar para o Estado, diminuindo as temperaturas e aumentando a umidade do ar. A formação de precipitação invernal está diretamente relacionada com essas condições.
— Para ocorrer neve, é preciso ter massa de ar frio e umidade. Vamos ter essa combinação na quinta e sexta-feira, umidade alta e temperaturas baixas. Para ter neve, é preciso de temperaturas próximas a 0°C. Já para ter chuva congelada, tem que ter uma camadinha de ar quente, um pouco acima de 0°C, próximo da base da nuvem — explica Eliana Klering, professora da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A meteorologista afirma que mais próximo do evento será possível entender melhor qual tipo de precipitação invernal deve ocorrer. A previsão da Climatempo, porém, já indica temperaturas abaixo dos 10°C para as cidades da Serra. Em São José dos Ausentes e Gramado, cidades que devem ter neve, as mínimas para quinta-feira são de 2°C e 6°C. Já na sexta-feira, os termômetros devem registrar mínimas de -1°C e 3°C, respectivamente.
Previsão para outras regiões
Para as demais partes do Rio Grande do Sul, além das temperaturas baixas, há a previsão de formação de geada no final de semana. Ao passo que o ciclone se afasta, a frente fria avança e traz tempo firme para a maior parte do Estado, condição necessária para haja geadas.
Na sexta-feira, todas as regiões do Estado deverão registrar temperaturas abaixo dos 10°C. Em algumas cidades da Região Central, Serra e Campanha, as temperaturas se aproximam dos 0°C. Já no sábado (15), cidades da Região Central, Serra, Campanha, Noroeste, Sul e Norte poderão ter amanhecer com geada. Entre as cidades potencialmente afetadas estão Santa Maria, Canela, Bagé, Cruz Alta, Pelotas e Passo Fundo.
No domingo (16), a geada deve aparecer novamente em algumas cidades, como Bagé, na Região da Campanha. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 10°C em todas as regiões do Estado, e as máximas podem chegar a 18°C em municípios como Lajeado, no Vale do Taquari.
*Produção: Yasmim Girardi