Além de chocolate, casaco e guarda-chuva também estarão presentes no próximo feriado prolongado dos gaúchos. Começando na Sexta-feira Santa (7) e seguindo até o domingo de Páscoa (9), a folga deverá ser de tempo instável, com chuva e temperatura amena em todo o Estado. Em algumas áreas do Rio Grande do Sul, como na Serra e na Região Metropolitana, há chance de temporais.
Apesar do descanso iniciar só na sexta-feira, muitos já se preparam para pegar a estrada na quarta (5) ou quinta-feira (6). As condições de instabilidade na região sul do Brasil começam a aparecer na quarta-feira, trazendo chance de chuva com raios e vento forte para boa parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Segundo a Climatempo, a condição é causada pela formação de uma área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o sul do Brasil.
Na Sexta-feira Santa, ou dia da Paixão de Cristo, a previsão é de nebulosidade para todas as regiões do Estado. Na Fronteira Oeste, o sol deve aparecer um pouco mais, enquanto na Campanha, Sul, Região Metropolitana, Litoral e outras áreas, o céu fica mais nublado e há chance de chuva em qualquer hora do dia.
Na Região Metropolitana e na Serra a chance é de chuva forte, com raios e vento. A temperatura fica amena durante todo o dia. Em Porto Alegre, a mínima prevista é de 18°C e a máxima 22°C. Já em Gramado, destino querido dos chocólatras, a temperatura deve variar entre 15°C e 20°C.
— Esse final de semana não será de temperaturas extremas. Não fará frio como no último final de semana, e nem calor como nos do mês de março, porque o excesso de nebulosidade e de chuva vai impedir o aumento da temperatura — pontua a meteorologista da Climatempo Josélia Pegorim.
No sábado (8), as nuvens carregadas devem ficar espalhadas pelo norte e leste do Estado. Isso significa que as cidades da Região Metropolitana, Litoral, Serra, Noroeste, Missões e Região Norte terão um dia de tempo fechado, com bastante nuvens e risco de chuva forte a qualquer hora do dia. Na Região Central, Fronteira Oeste e Região Sul, os momentos com sol prevalecem e não há previsão de chuva.
Já no domingo, o coelhinho chega com uma temperatura um pouco mais quente. Em Porto Alegre, Gramado, Uruguaiana e Pelotas, as máximas previstas passam dos 25°C. Segundo a Climatempo, a previsão é de que a maior parte das nuvens pesadas já estejam fora do Rio Grande do Sul, fazendo com que a Páscoa seja de tempo aberto e sol no Estado. Em algumas regiões, como Serra e Missões, porém, ainda há chance de pancadas de chuva durante o dia.