Economizar água, separar o lixo corretamente, evitar o consumo de plástico. Essas são algumas formas de reduzir o impacto ambiental na rotina diária e que são ensinadas desde o Ensino Básico, porém, raramente colocadas em prática por grande parte da população.
Um exemplo é observado em dado divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente, em que é estimado que 80% do lixo do mar seja composto por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, produtos têxteis e papéis.
Maneiras de reduzir o impacto ambiental
Informar sobre sustentabilidade, um tema que para muitos pode parecer repetitivo, ainda é falar da sobrevivência da próxima geração de seres humanos. Para a professora da Escola de Negócios da PUCRS, Maira Petrini, coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social, dicas de cuidados com o planeta no dia a dia ainda são importantes, mas não são suficientes.
— É mudança no comportamento de consumo de cada um. A provocação principal é colocar as pessoas a repensarem a maneira como elas consomem, pensar duas vezes se precisam fazer determinada compra — aponta.
Algumas pessoas se veem desacreditadas em realizar ações pessoais para preservação dos recursos naturais. As condutas podem parecer pequenas perto da responsabilidade ambiental que carregam grandes indústrias e o agronegócio. São nessas ocasiões, que a professora entende a necessidade de mudar o comportamento e enxergar a realidade com um novo olhar.
— Se eu sei que o agro produz toneladas de água, posso fazer a escolha de não consumir o agro. Não precisa ser vegetariano, mas sabemos o quanto a carne pode usar áreas extensivas e água excessiva – explica sua visão.
Entre as dicas propostas por Petrini, está reavaliar em necessidade de comprar uma versão mais nova de um produto, se a que o consumidor tem já supre as necessidades. Exemplos são a troca constante de celulares e carros, que são produtos que utilizam muito plástico para suas produções.
Outra prática comentada pela pesquisadora pode ser um diferencial para pensar diferente: a necessidade que os consumidores têm de pressionar. Ou seja, o papel de exigir uma resposta dos órgãos estatais e empresas para que se atentem à preservação ambiental.
— As gerações mais novas conseguem ter mais consciência, mas ainda geram pouca pressão — esclarece.
Por que falar de sustentabilidade é sempre necessário
O Dia de Sobrecarga da Terra é entendido pelos especialistas como o momento em que a demanda utilizada pela população humana é maior do que o próprio globo consegue produzir durante um ano. Este é um dos principais indicativos de que cenários como do filme Interestelar (2014), em que os recursos naturais da terra estão escassos, estão cada vez mais próximos de acontecer.
— O dia de sobrecargas da terra cada ano vem se antecipando, ano passado [2022] foi no final de julho — comenta Maira Petrini.
Vale destacar que o dia de sobrecarga da Terra em 2020 foi em agosto, e, no ano 2000, em setembro.
Dicas para reduzir o impacto ambiental
- Reduzir o tempo no banho
- Separar lixo
- Utilizar menos sacolas
- Usar embalagens orgânicas
- Optar por bicicleta em viagens curtas
- Não jogar lixo em locais públicos
- Reduza o uso de energia elétrica