Uma das mais conhecidas empresas da serra gaúcha, a Tramontina investiu R$ 2 milhões para lançar uma linha de produtos com apelo sustentável. São panelas e talheres feitos com plástico reciclado, aço produzido com energia renovável e alumínio cujo excesso é reaproveitado na produção. A coleção se chama Lyf, uma referência à "leaf", folha em inglês.
O aporte financeiro englobou da pesquisa à adaptação da linha de produção, processo que durou dois anos e incluiu seleção de fornecedores e desenvolvimento de matéria-prima. Das 45 milhões de peças produzidas mensalmente pela Tramontina, há condições de que 550 mil sejam da linha Lyf.
Foi, por exemplo, criado um plástico que resiste a altas temperaturas e é totalmente reciclável. Aliás, a embalagem dos produtos não leva plástico e a tinta usada é à base de água, para reduzir impactos ambientais. Os itens foram desenhados pela Design Único.
A Tramontina tem 111 anos de história e conta hoje com nove fábricas no país, sendo sete no Rio Grande do Sul, uma no Pará e outra em Pernambuco. São mais de 10 mil funcionários. A exportação é feita para 120 países.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna