Foi publicado no Diário Oficial do Estado o edital para a concessão do Parque Estadual do Turvo, localizado no município de Derrubadas, no Noroeste Gaúcho. O leilão será realizado em 31 de agosto e o projeto, feito em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), prevê investimentos de R$ 9,4 milhões nos seis primeiros anos de concessão.
Segundo a Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a concessão tem por objetivo a proteção do parque e a realização de investimentos na estrutura para visitação. A outorga mínima será de R$ 71,8 mil. Também é prevista a aplicação de recursos mensais em ações como educação ambiental, promoção do turismo local, fomento ao empreendedorismo, projetos de pesquisa e programa de voluntariado.
Uma das mais tradicionais atrações do Parque Estadual do Turvo é o Salto do Yucumã, conhecido por ser o maior salto longitudinal do mundo, com até 1.800 metros de extensão e quedas d'água com até 12 metros de altura, seguindo o curso do Rio Uruguai na fronteira entre Brasil e Argentina. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o parque também conta com animais sob ameaça de extinção, como onças-pintadas e pumas, além de árvores com até 30 metros de altura, como o cedro e a grápia.