Passados os momentos de maior tensão e perigo no Rio Grande do Sul, a tempestade subtropical Yakecan está atuando sobre Santa Catarina, onde provoca transtornos.
De acordo com o portal NSC Total, o litoral sul catarinense contabilizou 13 mil pontos sem energia elétrica no início da manhã desta quarta-feira (18). Um cabo de rede da subestação da Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) foi atingido por uma placa em Garopaba.
Outras regiões também tiveram interrupção no abastecimento. Por volta das 11h, Blumenau tinha cerca de 6 mil pontos sem luz.
Fortes rajadas de vento vêm atingindo o território desde terça-feira (17). Na madrugada desta quarta, um caminhão tombou em Bom Jardim da Serra, na região serrana. O veículo estava em um posto da Polícia Militar Rodoviária da cidade. Uma estação meteorológica local chegou a registrar rajadas de 157 km/h na madrugada.
O vento deve continuar intenso, de acordo com a Climatempo. A velocidade prevista pode variar entre 90 km/h e 100 km/h na faixa leste, em todo o litoral e no sul do Estado, segundo a meteorologista Carine Gama.
No mar, muito agitado em Santa Catarina e também no Rio Grande do Sul, as ondas podem alcançar três metros e meio de altura até quinta-feira (19).
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o meteorologista Leandro Puchalski comentou a situação.
— Tivemos alguns estragos, não muitos. Tivemos rajadas de vento com menor intensidade do que havia condição, mas foram ventos fortes que, felizmente, não trouxeram maiores problemas. Temos sempre que nos preparar para o pior e torcer para que o melhor aconteça — afirmou Puchalski.
De acordo com o meteorologista, o dia de hoje ainda exige atenção da população e das autoridades:
— Apesar de não ser geral, em todas as cidades, ainda podemos ter, pontualmente, ventos mais fortes, de até 90 km/h. Gradativamente, (a tempestade) está acalmando cada vez mais. Ainda vai subir um pouco em Santa Catarina e depois deve se dirigir a alto-mar a partir de quinta-feira.