A cidade de São Joaquim, no topo da serra catarinense, amanheceu nesta terça-feira (8) com uma visão típica de inverno: campos cobertos pela geada, após uma madrugada fria com mínima chegando a 3,6°C. Além disso, o nascer do sol também foi mais colorido, com o laranja ganhando destaque na paisagem – fenômeno que tem influência da erupção do vulcão em Tonga, na Oceania.
— O céu está colorido por causa das cinzas do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha'apai, que explodiu no dia 15 de janeiro. A poeira dele subiu mais alto do que as nuvens e já deu a volta na Terra. Quando a luz do sol, do amanhecer ou do entardecer, encontra com essa poeira, acontece uma reação com o dióxido de enxofre e a luz espalha as cores nos tons de vermelho e laranja — explica Carine Gama, meteorologista da empresa Climatempo.
Sobre a geada, Carine afirma que uma frente fria passou pela região, deixando o ar mais frio, que acabou provocando a queda na temperatura.
— Em uma condição de tempo firme com poucas nuvens, há muita perda radiativa durante a madrugada, por isso, a temperatura do ar chega no ponto de orvalho e congela — destaca a meteorologista.
Os 3,6ºC de São Joaquim foram observados em uma estação particular padronizada, monitorada pela empresa catarinense de meteorologia Climaterra. Pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima na cidade foi de 9,3ºC. Entretanto, os dados podem variar devido à localização das estações e seus respectivos microclimas. Em 13 de janeiro, o município catarinense já havia registrado geada no amanhecer.
Para os próximos dias, as chances de o fenômeno se repetir diminuem bastante porque as mínimas estarão mais elevadas. Conforme a Climatempo, a previsão para esta quarta-feira é de temperatura variando entre 8ºC e 25ºC, além de pancadas rápidas de chuva a partir da tarde.
Outras cidades com mínimas abaixo de 5ºC em SC:
- 1,6°C em Vargem Bonita
- 3,2°C em Urupema
- 3,4°C em Água em Doce
- 3,6°C em S.Joaquim
- 4,0°C em Urubici
- 4,7°C em Fraiburgo
Fonte: Ciram/Epagri e F. Kaiser