Seja para quem fica no Rio Grande do Sul ou para quem pegou a estrada rumo à Santa Catarina, o novo ano deve chegar com o céu aberto e tempo favorável para acompanhar a queima de fogos na virada. Não há previsão de chuva para nenhuma região dos Estados durante a noite, mas ela deve aparecer de forma intensa no último dia do ano na parte da tarde.
Rio Grande do Sul
A chuva que chega no Noroeste a partir de quinta-feira (3o) deverá se espalhar pelo restante do Estado. Isso porque, na sexta-feira (31), a passagem de uma frente fria rápida na costa do Rio Grande do Sul, combinada com a entrada de umidade de baixa pressão, do norte da Argentina, deve fazer chover em boa parte do Estado.
O destaque é para a região da Serra e para Porto Alegre, onde deverá ocorrer temporais. Nessas regiões, há previsão de chuva com trovoadas durante a tarde, a partir das 14h. Segundo Carine Gama, meteorologista da Climatempo — o acumulado previsto é de 10 milímetros na Capital (10% do previsto para o mês):
— É uma chuva que Porto Alegre não vê há um bom tempo, tem risco de temporal forte. É uma frente fria que encontra uma atmosfera muito quente. Tem chances de pontos de alagamento e granizo.
A chuva terá pico de intensidade por volta das 15h, mas deve se encerrar já no fim da tarde, a partir das 18h,. Assim, a previsão do tempo para a parte da noite é de céu claro, sem risco de chuva para o Rio Grande do Sul.
Já no sábado (1º), deverá chover somente na região entre Bagé, Uruguaiana e Cruz Alta.
— A chuva é isolada. Pode ser forte em uma área e não chover em outra. São pancadas de verão, que podem vir com temporais, de forma irregular.
Com chuva ou não, a onda de calor seguirá firme no Estado. Na sexta-feira, Porto Alegre terá mínima de 22ºC e máxima de 32ºC. A maior temperatura prevista entre as cidades gaúchas é em Porto Xavier e Porto Lucena, que terão máxima de 41°C na sexta-feira. No sábado, a mínima é de 21ºC e máxima de 36ºC na Capital. Porto Xavier e Porto Lucena seguem liderando as máximas, marcando 42°C no termômetro.
Vai dar praia
No Litoral gaúcho, um dos principais destinos para o Réveillon, há possibilidade de chuva apenas na sexta-feira, também na parte da tarde, sem dificultar a visibilidade do céu na virada.
— A chuva deve ser bem irregular, então não vai chover em todo o litoral. Onde chover, tem risco, sim, de vir com trovoadas, só que é uma chuva bem rápida, passageira. Não é uma chuva volumosa, então não vai atrapalhar quem está na rua — adianta a meteorologista.
Em todo o Litoral, o sábado amanhece nublado, mas ao longo do dia o tempo irá abrir e o sol deve predominar, deixando o clima favorável à praia. Na praia do Cassino, Litoral Sul, a temperatura deve chegar a 30ºC no sábado. No mesmo dia também fará calor no Litoral Norte, com 32ºC e 33ºC em Torres e em Capão da Canoa, respectivamente.
Santa Catarina
Quem irá passar a virada de ano no litoral catarinense também encontra chuva no último dia do ano. Na sexta-feira (31), deverá chover forte no litoral de Santa Catarina, começando pela manhã e se intensificando na parte da tarde. Serão 5 milímetros em Florianópolis. Para todo o litoral, há risco de temporal.
— Mas a incidência é menor do que no RS. Pode ser muita chuva, mas com condição de raios menor — explica Carine.
Segundo ela, o motivo é que a passagem de uma frente fria afastada forma uma área de baixa pressão na costa de Santa Catarina. Apesar da condição de chuva, o sol também aparece. Assim, a sexta-feira deve ser marcada por períodos de sol entre nuvens e períodos de chuva irregular, mas concentradas. Já no momento da virada, não há previsão de chuva.
— Não deve chover, mas deve ter variação de nuvens. O céu não deve ficar totalmente claro.
Já no sábado, dia 1º, ainda haverá nuvens no céu de Santa Catarina, mas sem risco de chuva. O tempo ficará firme novamente e o sol deve ser forte na parte da tarde. Em Florianópolis, a mínima deve ser de 20ºC e a máxima de 30ºC.