Na beira-mar de Tramandaí, no Litoral Norte, já era possível ouvir algumas palavras em espanhol nesta terça-feira (28). Passado o Natal, os turistas dos vizinhos Uruguai e a Argentina, usuais frequentadores e apreciadores das praias gaúchas, começam a chegar para mais uma temporada de verão, após uma pausa nos anos anteriores por conta da pandemia.
Vindos de Corrientes, na Argentina, a família de José Martin Bar, 55 anos, chegou na segunda-feira (28) e ficará no Rio Grande do Sul até o dia 6 de janeiro. Eles veraneiam em Tramandaí desde 1991, mas ficaram afastados por dois anos devido ao coronavírus.
– O Centro da cidade está mais bonito, o calçadão também. Mas achamos que praia está um pouco mais suja do que há alguns anos. Vamos ficar até janeiro e aí veremos se vamos conseguir entrar na Argentina – afirma José, referindo-se às exigências contra a transmissão do coronavírus nas fronteiras, que por vezes desafia os viajantes.
José e os veranistas que estão pelo litoral nesta terça-feira poderão curtir mais um dia de sol forte, poucas nuvens e vento suave à beira-mar. Com temperatura da água "agradável", o banhista Loir da Rocha Andrade, 51, aproveitou o início da manhã para um mergulho.
– É o melhor dia desde que eu cheguei, na quinta feira. A água está limpa, não está gelada. Também não vi nenhuma água-viva – diz Loir.
A previsão é de que a temperatura em Tramandaí chegue aos 29ºC nesta terça-feira, e não é esperada chuva.
A pequena Julia, de 1 ano e 10 meses, aproveitava a manhã para construir um castelo de areia com os pais. No ano passado, era muito pequena para conseguir aproveitar tudo que um dia de praia oferece, mas nesse verão tem sido diferente.
– Nós somos de Igrejinha e trouxemos ela para a praia no ano passado, mas ela só molhou os pés, ficou com muito medo. Agora ela tá adorando –conta a mãe Karolyn de Vargas, 23.