O Rio Grande do Sul vive uma semana de intensa variação no tempo. Depois do calor de ontem, a madrugada desta quarta-feira (18) teve temporal e até queda de granizo em Pelotas, no Sul do Estado. Segundo a Somar Meteorologia, algumas cidades do Norte e Fronteira Oeste também já registram as máximas de hoje, chegando na casa dos 30°C. Na quinta-feira, o calor volta, podendo marcar 35ºC em algumas regiões.
De acordo com a meteorologista da Somar, Carine Gama, a queda de granizo desta madrugada se tornou possível devido a uma condição climática muito específica. As pedras de gelo se formam dentro das nuvens cumulonimbus, que é uma nuvem bastante comprida. Elas vão desde uma área próxima ao solo até os níveis mais altos da atmosfera, explica Carine.
— Em função dessa característica, na região perto do solo, ela é mais quente. Nas mais altas, a temperatura alcança números negativos. Para que esse fenômeno registrado em Pelotas aconteça, é preciso que as temperaturas estejam negativas, que foi o que aconteceu. Na parte interna da cumulonimbus, as pedras de gelo se formam. Na sua queda em direção ao solo, não dá tempo para elas derreterem, porque são atingidas por fortes correntes de vento — pontua.
No decorrer da tarde, a expectativa é que a chuva com trovoadas se faça presente por todo o território gaúcho, apesar disso, as temperaturas ficam elevadas em todo o Estado.
Calorão volta na quinta-feira
Mas será na quinta-feira (19), que entra de vez em cena o calorão, fazendo as temperaturas ultrapassarem os 30°C em diversas cidades gaúchas. No Norte, os termômetros podem ir aos 35°C. Isso ocorrerá porque age sobre o Estado uma área de baixa pressão, que propicia a concentração de umidade e de calor. Somado a ela, há um fluxo de calor vindo do interior do Brasil e também a presença de uma pré-frontal, que carrega ventos mais quentes.
— O dia (quinta) será quente. Porto Alegre registrará 33°C; em Santa Rosa, na Região Norte, fará 35°C e em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, os termômetros devem marcar 34°C. Mas, ao final do dia, as áreas Sul e da Campanha voltará a chover no final do dia.
Os prognósticos apontam ainda que, na sexta-feira (20), as temperaturas caem novamente e preparam o terreno para a chegada de uma nova frente fria no final de semana.
No sábado, volta a esfriar
Os prognósticos apontam ainda que, na sexta-feira (20), as temperaturas caem novamente – ficando na casa dos 27°C – e preparam o terreno para a chegada de uma nova frente fria. Fenômeno que se caracteriza pelo choque de uma massa de ar quente com uma de ar frio.
Logo, sempre antes de dias mais gelados, o tempo tende a ficar mais quente, com as temperaturas em elevação, explica Fabio Luengo, meteorologista da Somar Meteorologia.
— Essas etapas do efeito da frente fria ficam bem nítidas entre quinta-feira e sábado no Estado. Teremos o calor. Na sequência, as temperaturas caem e chove e, por fim, vem o frio mais forte — pontua.
A frente fria varrerá o território gaúcho de Oeste a Leste, por isso, haverá mais instabilidade e frio na Fronteira Oeste, Campanha, Sul e Litoral durante o sábado (21). Caçapava do Sul terá mínima de 6°C, Bagé e São José dos Ausentes registrarão 8°C. A expectativa é de que as máximas não ultrapassem os 14°C. Nas regiões já citadas, pode chover até 30 milímetros no sábado, sinaliza Luengo:
— A precipitação poderá ser marcada pela presença de chuvas e trovoadas. A Campanha, o Sul e o Leste terão as condições climáticas para a queda de granizo e os ventos poderão alcançar os 70 km/h nestas regiões.
No domingo (23), o tempo volta a ficar com máximas mais elevadas, chegando a 24°C. A chuva seguirá presente no Estado, mas em menor volume. Espera-se que chova, aproximadamente, 10 milímetros na metade Sul. As condições de frio e instabilidade darão uma trégua, porque a frente fria que age sobre o Rio Grande do Sul perderá intensidade por estar próxima do oceano. Na Capital, a mínima será de 16°C; Pelotas, no Sul, por sua vez, deve registrar mínima de 10°C; em Cambará do Sul, nos Campos de Cima da Serra, e em Bagé os termômetros poderão marcar 12°C.
Em Santa Catarina, começou a chover no Litoral Sul. Para esta quarta, ainda há previsão de temporais isolados no Planalto Sul catarinense. Na quinta-feira, tanto para o Estado vizinho quanto para o Paraná, haverá tempo firme. Isso porque a frente fria, que pegará em cheio o Rio Grande do Sul, não chega a provocar instabilidade nos demais Estados da região Sul do Brasil.