O sábado (30) deve se encerrar com ventania e chuva forte em todas as regiões do Estado. Segundo meteorologistas, as rajadas podem passar dos 100km/h. A Defesa Civil emitiu um alerta para riscos de falta energia, queda de árvores, estragos em plantações e alagamentos em municípios da Fronteira Oeste e da Região Sul. Em Porto Alegre, o tempo deve virar à noite, e a chuva deve atingir a cidade com força até o começo da madrugada.
Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas de tempestade para o final de semana, informando que a chuva e as rajadas de vento podem atingir todas as regiões do Estado a partir da madrugada de domingo.
Os ventos fortes e temporais devem-se a uma linha de instabilidade, fenômeno que ocorre quando uma série de tempestades estão dispostas de forma alinhada. Seu deslocamento costuma ocorrer de Oeste para Leste, e a incidência está associada à formação de fenômenos como ciclones e tornados – o ciclone-bomba que atingiu o estado em 2020 estava associado a uma linha de instabilidade.
— Em 2020, essa linha era bem mais forte do que a de agora. Mas ela está atuando. Quando ocorre, é perigoso — explica Fabiene Casamento, da Somar Meteorologia.
Segundo a meteorologista, o fenômeno é comum no sul do Brasil, mas difícil de ser previsto com antecedência. Neste sábado, a formação começou no início da tarde, e a chuva já atinge municípios da Fronteira Oeste, da Região Central e da Região Sul, como Bagé, Alegrete, Santa Maria e Cacequi. As rajadas de vento mais fortes até agora foram em Quaraí, onde atingiram 80km/h.