Dezembro é mês de virada de estações. Às 7h02min do dia 21 começa o verão, prometendo chuva abaixo da média em todo o Estado, em razão de influência do La Niña – fenômeno de resfriamento das águas do Oceano Pacífico. E o La Niña deverá se intensificar e ter o seu pico em janeiro, conforme a Somar Meteorologia.
No entanto, dezembro deverá ser chuvoso nos seus 10 primeiros dias por causa da chegada de frentes frias que não conseguirão avançar para o Sudeste. Essa chuva até poderá ser volumosa, atingindo inclusive Porto Alegre no período.
Depois desses 10 dias, o clima vai ficar mais seco. No final do mês, graças ao período inicial mais úmido, algumas cidades gaúchas até poderão fechar dezembro com chuva dentro da média ou até acima, aponta a Somar.
Em relação às temperaturas, a Somar indica que dezembro será mais quente do que o normal no Rio Grande do Sul. As altas temperaturas preocupam por causa da situação da seca no Sul.
De acordo com o CPTEC/Inpe, as temperaturas mais altas deverão se concentrar na faixa que vai da Região Central até o Sudoeste. Os termômetros ficarão mais próximos da normalidade nas proximidades da Região Metropolitana.
Na Capital, haverá três períodos de refresco no calorão do último mês do ano, de acordo com a Somar: por volta dos dias 9, 22 e 27. Já o pico de calor está previsto para ocorrer entre os dias 17 e 20, quando deve fazer mais de 34°C na capital gaúcha.