Salva-vidas e voluntários multiplicaram seus esforços nesta segunda-feira (2) para salvar uma centena de baleias-piloto, um tipo de cetáceo maior do que os golfinhos, em uma praia no oeste do Sri Lanka. Por razões desconhecidas, os animais encalharam em Panadura, a 25 quilômetros ao sul da capital Colombo, disse o chefe de polícia Sanjaya Irasinghe à AFP.
— Com a ajuda dos habitantes da região, tentamos devolvê-los ao mar — explicou o chefe das forças de segurança, especificando que também receberiam o apoio da marinha do Sri Lanka.
— É muito raro que tantas (baleias-piloto) sejam encontradas em nossas costas — relatou Dharshani Lahandapura, chefe da Autoridade de Proteção Ambiental Marinha do Sri Lanka. — Acreditamos que é devido ao mesmo encalhe maciço (de 470 baleias-piloto) na Tasmânia em setembro — acrescentou.
Na ocasião citada por Lahandapura, cerca de 110 animais conseguiram sobreviver graças aos esforços dos socorristas australianos.
As baleias-piloto, que podem ter até seis metros de comprimento e pesar uma tonelada, são mamíferos muito sociáveis. O motivo do incidente permanece desconhecido, apesar dos diversos estudos científicos realizados nas últimas décadas sobre esse fenômeno.