As prefeituras de Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte, recolheram cerca de 60 toneladas de lixo depois da festa de Réveillon nesta quarta-feira (1º). Juntas, as duas cidades receberam cerca de 400 mil pessoas nos festejos da passagem de 2019 para 2020.
Em Tramandaí, o vice-prefeito, Flávio Corso, que coordena o trabalho de limpeza, disse que, desde as 4h, equipes estão nas ruas recolhendo lixo. Até as 16h, cerca de 40 toneladas já haviam sido recolhidas. O trabalho ainda não tinha sido finalizado até a publicação da matéria.
— Recebemos perto de 300 mil pessoas, foi uma virada histórica. Neste ano, sem a licitação dos quiosques para o calçadão (o certame foi suspenso pelo Tribunal de Contas), eles se instalaram na faixa de areia, o que aumentou a produção de lixo — relatou Corso.
Já em Imbé, as atividades de limpeza começaram às 3h, de acordo com o secretário municipal de Limpeza Urbana, Manoel Gonçalves Duarte. Segundo ele, mais de cem mil pessoas passaram o Réveillon nas praias do município.
— Recolhemos três caçambas de lixo na praia e quatro na beira do calçadão. O trabalho começou às 3h da manhã e foi até as 12h20min — relatou Duarte.
Em Xangri-lá, também no Litoral Norte, o prefeito Cilon Rodrigues da Silveira disse que o levantamento será fechado na quinta-feira (2). GaúchaZH não obteve retorno das prefeituras de Torres e de Capão da Canoa.