O GramadoZoo recebeu na terça-feira (3) um filhote de mão-pelada. O animal foi resgatado em Picada Café no começo de novembro. Os técnicos acreditam que a pequena fêmea seja orfã.
— Ela foi encontrada por populares que não localizaram a mãe — conta o veterinário Renan Alves Stadler, responsável técnico do Gramadozoo.
No zoológico de Gramado, a mão-pelada passou por exames e está recebendo cuidados especiais da equipe técnica. O animal foi acolhido inicialmente na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e encaminhado ao zoo pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
— Quando foi resgatada, ela tinha 640 gramas. Agora, está com 960 gramas e cresce saudável. Estimamos que tenha no máximo dois meses de vida — afirma Stadler.
O veterinário explica que a ecologia e os hábitos da espécie em vida livre são pouco estudados. O zoológico conta com um macho de mão-pelada em seu plantel e a recém-chegada fêmea ficará no mesmo recinto.
— É importante estudar os hábitos reprodutivos. Uma fêmea pode dar à luz até seis filhotes por gestação — diz.
Stadler observa que o filhote não pode mais voltar à vida livre porque não conseguiria viver sozinho.
— Como ela é orfã e teve que ser alimentada com auxílio humano para sobreviver, não está preparada para uma reinserção. É um animal extremamente dócil e dependente — frisa.