Uma equipe da Scottish Marine Animal Stranding Scheme (Smass) levou um susto quando, no sábado (1º), realizou a necropsia de um baleia cachalote encontrada morta em Harris, na Escócia — dentro da barriga do animal, havia cerca de cem quilos de lixo.
A baleia estava encalhada e morreu na quinta-feira (28), em um banco de areia na praia de Luskentyre. Em meio ao lixo encontrado em seu estômago, havia, segundo relato da equipe no Facebook, uma "grande quantidade de plástico, incluindo redes e cordas de pesca, copos plásticos, bolsas, luvas, embalagem e tubos".
Todo o material encontrado formava "uma bola enorme" no estômago e, conforme o relato, alguns objetos pareciam estar lá "há algum tempo". A avaliação da equipe da Smass é de que o animal não estava em uma condição particularmente ruim e, embora seja provável que os detritos tenham contribuído com o encalhamento, os técnicos não encontraram evidências de que o lixo tenha afetado ou obstruído o seu intestino.
"No entanto, essa quantidade de plástico no estômago é horrível, deve ter comprometido a digestão e serve para demonstrar, mais uma vez, os perigos que o lixo e as redes de pesca perdidas ou descartadas podem causar à vida marinha", afirma a equipe, na postagem.
O texto ainda alerta que este é um bom exemplo de que os detritos marinhos são um problema global, uma vez que o material encontrado no estômago da baleia "poderia ter sido engolido em qualquer lugar entre a Noruega e os Açores". A equipe informa, também, que está investigando como o animal acabou com tanto lixo dentro de si.