Na tarde de terça-feira (2), entre 16h e 18h, horário para o qual está previsto o eclipse solar parcial no Rio Grande do Sul, a previsão é de que o céu esteja com menor incidência de nuvens na região sul do Estado, conforme a Somar Meteorologia, o que pode dificultar menos a apreciação do evento.
Já na Capital, se depender do clima, os moradores não terão uma boa visão do fenômeno, uma vez que as nuvens devem impedir a apreciação. Há, ainda, previsão de chuva para Porto Alegre. Aqueles que quiserem observar o eclipse em sua forma total, que só poderá ser apreciado da Argentina e do Chile, poderá acompanhar por meio de uma transmissão ao vivo que será feita pela Nasa.
Em território gaúcho, o eclipse será parcial. O fenômeno começa nesta terça às 16h48min e dura até o pôr do sol. Em Porto Alegre, o percentual de obscurecimento da estrela pode chegar a 58%. As chances de observação variam conforme a região: municípios localizados ao norte podem ter obscurecimento com menos 1% ou 2% em relação a Capital, enquanto os mais próximos da fronteira com o Uruguai tendem a enxergar uma sobreposição maior.