Uma nuvem chamou atenção no céu de Florianópolis (SC) na sexta-feira (21) — veja no vídeo abaixo. Na véspera (20), um caso parecido, conhecido como "shelf cloud", também havia atraído olhares de catarinenses. As informações são da coluna de Leandro Puchalski, meteorologista da NSC Comunicação.
Na sexta-feira, a nuvem que chamou a atenção de Thiago Kaue, na região central da cidade, tem o nome técnico de Nuvem Arcus, popularmente conhecida como "nuvem rolo", por conta de seu formato. Ela pode ter quilômetros de extensão, ser bem cinzenta e, por vezes, está ligada a uma Cumulunimbus, a nuvem de tempestade. Por isso, na sequência de sua passagem, é normal o registro de temporais.
Seu formato ocorre devido aos ventos intensos e de direções diferentes, tanto na base quanto no topo, dando assim o formato de rolo. Esse tipo de nuvem avança rapidamente, provocando rajadas intensas de vento por onde passa.
Na sexta, na região da Grande Florianópolis, os ventos chegaram a 79 km/h em São Bonifácio, e houve registro de granizo em pontos de Florianópolis e Biguaçu.