Santa Catarina registrou inúmeros temporais na quinta-feira (20), mas foram as nuvens que chamaram atenção na região de Florianópolis (SC). Veja essa imagem acima registrada por Sander Magalhães, na Praia do Campeche. Bianca Souza, técnica em meteorologia da NSC Comunicação, conta como o fenômeno é formado:
— O nome dela é shelf cloud. Esse tipo de nuvem se forma quando o ar mais quente eleva-se acima de uma camada de ar mais frio. Isso quer dizer que nós tínhamos temperaturas muito altas em superfície, onde estávamos. Já em altitude, o ar era mais frio. Nesse processo, quando o ar quente sobe para as camadas da atmosfera, ele se condensa rapidamente, gerando esse o aspecto diferenciado e característico dessa nuvem. Ela se move de forma rápida e isso normalmente produz ventos fortes e danosos. A formação da shelf cloud acontece antes do início de uma tempestade.
Segundo Bianca, essa nuvem pode percorrer grandes distâncias. Na foto abaixo, pode-se ver a mesma shelf cloud, fotografada pela Meteorologista Camila Cardoso, na região do bairro de Barreiros, em São José.