Com início às 20h22min desta sexta-feira (21), o verão 2018/2019 deverá ser bem diferente da estação que começava um ano atrás. Devido à atuação do fenômeno La Niña, as águas do Oceano Pacífico estavam mais resfriadas do que o normal na temporada passada, o que provocou mudanças na atmosfera: mais estiagem na região da Campanha e temperaturas menos extremas. A partir de agora, de acordo com a Somar Meteorologia, os próximos três meses devem ser muito quentes, com nível de chuva acima da média e temporais mais frequentes.
Apesar da previsão de alternância com períodos secos, a técnica em meteorologia Patricia Vieira, da Somar, alerta para prognósticos que indicam nuvens mais profundas e pesadas, que favorecem as tempestades. Devem ocorrer dias de chuva forte, com trovoadas e queda de granizo.
— Este verão vai ser perigoso para o centro-sul do país, mais do que o do ano passado. Quando começar a chover e o tempo fechar, as pessoas devem procurar abrigo dentro de algum edifício, não sob árvores ou perto de objetos metálicos. Se não tiver abrigo, é melhor ficar de cócoras no chão, cobrindo a cabeça. Entrar em veículo também dá certo. Embaixo do guarda-sol não adianta — orienta.
Entre dezembro e março, a temperatura média na Capital é de 29,8ºC. No verão que se inicia agora, prevê-se que os termômetros fiquem acima disso, alcançando níveis críticos, como os sentidos pelos gaúchos na semana que passou.
— O calor será mais intenso do que o do ano passado e mais intenso do que o normal durante a maior parte do verão — diz Patricia.
Primavera com frio fora de época
A primavera que se despede intercalou períodos muito chuvosos com outros de estiagem prolongada. Nos três meses da estação, o saldo foi de precipitação acima da média na maior parte do Estado. Porto Alegre teve volume abaixo do normal esperado.
Ondas de frio em pleno mês de dezembro obrigaram os moradores da Serra e da Campanha a buscarem as roupas de inverno no armário. Mas, de modo geral, as temperaturas mínimas ficaram um pouco acima do normal no Estado. As máximas ultrapassaram a média para a estação no Vale do Taquari e na Grande Porto Alegre. Na Capital, a menor temperatura mínima foi de 9,1ºC, em 6 de outubro, e a maior máxima atingiu 37,4ºC, no dia 11 de dezembro. As médias mínimas e máximas ficaram ligeiramente acima do aguardado na cidade: a mínima média foi de 17ºC (0,9ºC acima do normal), e a média da máxima ficou em 27,1ºC (1,1ºC acima do normal).