A semana deve começar com chuva no Rio Grande do Sul. O avanço de uma frente fria, na noite deste domingo (22), deve deixar o tempo instável em todas as regiões. As precipitações ganham força na madrugada de segunda-feira (23) e devem ser mais intensas no sul e no leste do Estado, com acumulados que podem alcançar 30mm em cidades como Pelotas, Camaquã e Canguçu. Na mesma região, há risco de temporal, com descargas elétricas e rajadas de vento de até 40km/h.
Após um fim de semana com temperatura mínima abaixo de 6°C na maioria das cidades gaúchas e sensação térmica negativa na Serra, o frio deve perder força. Na segunda-feira, a mínima deve variar entre 7°C e 12°C na maior parte do Estado. Apenas no extremo Sul é que a temperatura deve ficar mais baixa em relação às demais áreas. Chuí e Santa Vitória do Palmar podem registrar 5°C pela manhã, a menor do dia. A máxima no Estado não deve passar de 22°C, em Iraí, no Norte.
Em Porto Alegre, a temperatura não varia muito ao longo do dia, por conta da alta nebulosidade. O dia deve amanhecer nublado e com os termômetros em torno de 14°C. Durante a tarde, que tem previsão de chuva, a temperatura sobe pouco na Capital, podendo chegar, no máximo, a 15°C. As precipitações devem continuar até a noite, quando as marcas devem cair para 13°C. Neste domingo (22), Porto Alegre registrou a menor temperatura do inverno até agora: 5,3°C, com sensação térmica de 3,3°C. A máxima foi de 19,4°C.
Mais frio e chuva a caminho
Na terça-feira (24), as instabilidades se concentram no norte do Rio Grande do Sul, onde o tempo fica fechado. No sul do Estado, entretanto, o tempo volta a ficar firme devido a um sistema de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens carregadas. Nessa região, o frio deve voltar a ganhar força, com temperatura abaixo de 3°C e risco de geada. De acordo com a Somar Meteorologia, o tempo deve continuar instável até o final da semana.