A segunda-feira (4) começa gelada no Rio Grande do Sul e termina com chuva nos extremos Norte e Sul. Na Serra, há condição para geada. Em São José dos Ausentes a mínima é de 5°C e a temperatura não deve subir muito. As máximas da tarde seguem baixas e a sensação de frio aumenta, principalmente na Faixa Leste. No decorrer do dia, novas áreas de instabilidade avançam, causando pancadas de chuva no Extremo Sul. No restante do Estado, o tempo permanece firme. Em Porto Alegre, a mínima é de 11°C e máxima de 19°C, e há possibilidade de chuva à tarde.
Na terça-feira (5), há chance de chuva a qualquer momento do dia em grande parte do Rio Grande do Sul, exceto na Faixa Oeste. A previsão de maior intensidade é no Extremo Sul e Extremo Leste, com risco para descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada. Pela manhã, o frio continua, porém, menos intenso do que nos dias anteriores. Já à tarde, as temperaturas mais baixas deve ocorrer na Campanha.
A instabilidade se afasta do Rio Grande do Sul na quarta-feira (6) e dá lugar ao tempo seco. O destaque é a massa de ar polar que deve avançar pelo Estado e aumentar a sensação de frio. Mesmo com a presença do sol, a temperatura máxima não sobe muito. Na Serra, a sensação de frio é mais intensa.