Ao que tudo indica, esta semana no Rio Grande do Sul seguirá propícia ao pinhão e ao quentão. Também será necessário seguir saindo de casa bem agasalhado. De acordo a previsão da Somar Meteorologia, o frio deve prosseguir no Estado até, pelo menos, o fim de semana. Nos próximos dias, a mínima deve ser próxima dos 2ºC ou 3ºC nos pontos mais altos do RS, como na serra gaúcha, com condições de geada. Também está previsto que as máximas ficarão na casa dos 22ºC ou 23ºC .
Ao longo desta segunda (4) e da terça-feira (5), áreas de instabilidade avançam pelo RS, e haverá condições de pancadas isoladas de chuva com baixo volume em cidades como Porto Alegre, Passo Fundo e Erechim. A maior probabilidade de precipitações ocorrerá no sul do Estado – Pelotas, Rio Grande, Chuí, Jaguarão e Camaquã. Depois de terça, a Somar indica que a tendência é de que o tempo comece a ficar firme e sem condições para chuva em todo o RS.
Na segunda-feira, faz frio pela manhã no Estado, inclusive com geadas na Serra. As mínimas ficam entre 3ºC e 6ºC nestas áreas. A temperatura mínima pode chegar até 2ºC em São José dos Ausentes. A máxima fica próxima dos 22ºC ou 23ºC em Bento Gonçalves e Teutônia. Já na terça, a sensação térmica aumenta um pouco, se comparada com os dias anteriores.
Em Porto Alegre, a mínima deve ser de 10ºC nesta segunda e a máxima de 20ºC. Já na terça, a temperatura na Capital ficará entre 13ºC e 19ºC.